terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADE 3.3

Números pares e ímpares



O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Ampliar a compreensão do sistema de numeração decimal por meio do estudo de uma característica de seus elementos: par ou ímpar;

§  Identificar e escrever a sequência dos números pares e ímpares;

§  Interagir com os pares no jogo de par e ímpar;

§  Sistematizar o conceito de par e ímpar;

§  Resolver situações problema com a temática proposta.

§   
Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Além disto, é preciso que reconheça o sistema de numeração decimal.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos
      
DIALOGANDO COM A TURMA  

 Professor, através de uma roda de conversa explore o conhecimento que os alunos possuem sobre números pares e ímpares. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de cobrar respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Faça indagações sempre que achar conveniente, dessa forma estará auxiliando-os a ampliarem os seus conhecimentos.
Você poderá iniciar assim:
a- Alguém já sabe o que significa par e ímpar?
b- Quando vocês costumam utilizar essas palavras?
c-  Tem alguma coisa que compramos aos pares? Dê exemplos.
d- Vocês utilizam algum tipo de objeto que precisa ser aos pares?  
Converse com a turma conduzindo a observação dos alunos para o fato de que alguns objetos são utilizados aos pares, o que acontece com sapatos, meias, luvas ou brincos.
Após o diálogo convide a turma para fazer uma atividade lúdica, veja sugestão logo após abordagem ao professor.
Uma abordagem para o professor
Através de experiências pedagógicas, mais especificamente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, temos notado com clareza o quanto é importante resgatar o jogo e as brincadeiras, dentro da sala de aula, como estratégias para novas construções de conhecimento, bem como para avaliar aquilo que já foi conquistado, uma vez que são excelentes recursos para se trabalhar diferentes conteúdos em qualquer faixa etária.
O professor pode adaptar o conteúdo programático ao lúdico, usando a criatividade para ampliar o seu material. Os jogos podem ser trabalhados de acordo com as necessidades sociais de inter-relação e de respeito: às regras, à competição e à cooperação, nos aspectos emocionais, autocontrole, autoestima capacidade criadora, valorização da capacidade de realização.
É preciso que tenhamos claro que, para tornar-se um trabalho producente, o jogo necessita de uma estratégia didática bem planejada e orientada pelo professor. Um simples manipular de peças ou regras não pode garantir a aprendizagem nem ser entendido como situação oportunizada à criança para que ela construa algum conhecimento. Assim, é papel do educador ao utilizar um jogo, que tenha definidos objetivos a serem alcançados e saiba selecionar o jogo adequado ao momento educativo. Além da preparação prévia do material a ser utilizado e a experimentação antecipada de eventuais perguntas ou questionamentos por parte dos alunos.
Para trabalhar números pares e ímpares propomos algumas atividades lúdicas.
    
      ATIVIDADE LÚDICA  
       
Leve seus alunos para uma quadra ou se preferir poderá deixá-los na própria sala de aula. Solicite que se organizem em dois grupos. Indague:
a- Quantos alunos estão presentes?
b- Para termos dois grupos com a mesma quantidade de elementos o que temos que fazer?
c- Quantos elementos ficarão em cada grupo?  
Depois de respondidas as questões, peça que façam dois grupos. Caso tenha um número ímpar você poderá fazer parte de um deles.   
Organizados os grupos convide os alunos a tirarem os seus sapatos. Misture-os e espalhe-os. Informe-os que ao seu sinal, deverão encontrar os pares e levá-los para o local indicado por você. O grupo que organizar o maior número de pares dentro do prazo que você estipulou marca um ponto.
Se os alunos tiverem calçados com meias aproveite e as inclua para que organizem os pares.
Ao final da atividade estabeleça um diálogo com a turma levantando situações problema:
a-Quantos pés de sapatos havia em cada grupo?
b-Ao todo quantas crianças participaram?
c-Dois pés de sapatos formam um par de sapatos?
d-Três pés de sapatos formam um par de sapatos?
e-Quatro sapatos formam um par de sapatos? E dois pares de sapatos?
f-Se quisermos formar quatro pares de sapatos, de quantos sapatos vamos precisar?
g-Quantos pares foram formados com os sapatos utilizados em cada grupo?
h-Quantos pés de sapatos havia em toda a turma?
i-Quantos pares de sapatos foram formados na turma toda?
Ao terminar o diálogo peça que os alunos digam o que foi possível aprender.
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2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos    
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Acompanhe a turma até o Laboratório de Informática, a fim de realizar algumas atividades que envolvam a temática.
Você poderá utilizar o sítio http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-pinte-os-animais-pares-e-impares.html para realizar um jogo de pintura com números pares e ímpares. Esse jogo ajuda a criança a discernir números pares e ímpares.
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No sítio http://www.youtube.com/watch?v=JXSsDgDlOa8&feature=fvw você terá um vídeo de brincadeira com par e ímpar”.    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000082/md.0000009360.jpg

Já no sítio http://www.youtube.com/watch?v=wit6sNSy9eE  você encontrará uma atividade rítmica, através da dança, contendo regras para se formar números pares e ímpares. 
Ao final dessa etapa peça que os alunos digam o que foi possível aprender. Pergunte ainda o que acharam da atividade, justificando a resposta.  Espera-se que os alunos cheguem à seguinte conclusão:


Números ímpares são aqueles em que o algarismo da unidade é 1, 3, 5, 7 e 9.

Números ímpares são aqueles em que o algarismo da unidade é 1, 3, 5, 7 e 9.
REGISTRANDO  
 Professor, solicite aos alunos que registrem no caderno de Matemática o que foi possível descobrir a partir das atividades desenvolvidas anteriormente. Para isso produza um relatório coletivo, os alunos vão falando e você vai escrevendo na lousa. Ao final de cada parágrafo todos devem fazer a revisão e copiar. Para finalizar peça para os alunos ilustarem texto.
 Folha de registro do par ou ímpar
Vamos dançar com par...

Quem não dança? (ímpar)
Quem dança? (par) 










 Obs.: A quantidade de linhas na tabela depende da quantidade de alunos que participaram da brincadeira.


3ª Atividade: situações problemas










Recursos Complementares
Abaixo você encontrará sugestões de atividades para trabalhar números pares e ímpares





http://www.escolagames.com.br/jogo/parouimpar/

Avaliação

Professor, observe se os alunos identificam e escrevem a sequência dos números pares e ímpares e se conseguem sistematizar o conceito de par e ímpar. Isso poderá ser através dos registros feitos pelos alunos, através destes você terá material que poderá utilizar para sanar possíveis dúvidas. Ao solicitar que resolvam atividades na lousa dizendo como pensar para resolvê-las você terá oportunidade de verificar questões significativas de aprendizagem. Porém, não se esqueça: a avaliação da atividade deverá ser feita durante seu desenvolvimento, ou seja, observe a interação entre os pares, as reações de ansiedade, nervosismo, agilidade, dentre outros, ao realizarem os jogos propostos.









  

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